segunda-feira, 2 de março de 2009

03.03.2009 - O Encontrão Recife 2009 - Fotos Excursão a Limoeiro (Casa de Erotide/Gabriela), Passassunga e Cachoeira do Taépe, ocorrida em 18.01.2009

























02.03.2009 - O Encontrão Recife 2009 - Fotos da Excursão a Limoeiro (Casa de Erotide/Gabriela), Passassunga e Cachoeira do Taépe, ocorrida em 18.01.2009

Apresentamos fotos dos participantes da Excursão integrante da programação do II Encontrão da Família Arruda.

1- O confortável ônibus de turismo partiu da Praça do Derby, em Recife, seguindo para a Aldeia (onde no dia anterior ocorreu o Encontro) em busca dos demais integrantes da excursão.

2- A caravana segiu para a cidade de Limoeiro, casa de Erotides (filha de Anysio) e Gabriela (filha de Elizabete/neta de Anysio). Farto e típico café da manhã nordestino foi gentilmente servido, com iguarias diversas e farto caldo-de-cana (garapa).

3- Próxima parada: Engenho Passassunga. O engenho, tombado pelo Patrimônio Histórico, foi local de moradia de inúmeros componentes da ancestralidade Arruda. A Casa Grande e a Capela foram abertas para visitação pelo atual proprietário. O que são as lembranças... Apesar de desocupadas, o silêncio naquelas edificações ecoou... Repletas de simbolismos e lembranças, provocou fortes emoções... Alguns extravasaram, em especial dos que lá, um dia, viveram ou visitaram... lágrimas eram contidas.
4- De lá o grupo seguiu para o "Caldo-de-cana do Lula". O primo "Lula" é proprietário de moenda às margens da rodovia, em ponto próximo ao Engenho Passassunga, local onde recebeu calorosamente os familiares. Na ocasião foi servida, novamente, a genuína garapa nordestina. "Lula" abriu as portas de sua residência, apresentou o sistema de moagem da cana-de-açucar para que os visitantes conhecessem. A partir de então, "Lula" integrou a comitiva!

5- Novo momento de emoção: visita a Casa Grande de Cachoeira do Taépe, no município de Surubim. A casa, onde viveu José Francisco de Arruda e Anna Joaquina da Conceição, pais de Manoel Tertuliano, e o próprio patriarca, hoje é propriedade da cortês Marlene, descendente de José Negrinho. Como não poderia faltar: iguarias foram servidas, em especial, doce caseiro de leite... O complexo arquitetônico é também tombado pelo Patrimônio Histórico. As camisas idealizadas para o IIº Encontrão estamparam pintura desta magistral edificação.
(Ver no Google maiores informações, digitar: "Casa Grande Cachoeira do Taépe")
6- Já em avançada hora, possível graças a gastronomia que acompanhou o trajeto, permeada, inclusive com lanches a bordo: a agradável para para o almoço! Lá os participantes puderam desfrutar de excelente cardápio.
7- O horário, já proibitivo, bem como a razoável distância ao ponto inicial, Praça do Derby, desanconselhou outras visitas, como ao Engenho Santa Cruz (onde reside Vilma), Engenho Independência (onde reside Lourdinha) ou mesmo a cidade de Bom Jardim. Contudo, certamente os que participaram deste agradável dia levaram na lembrança (e no grande número de fotos digitais!) registros de um misto de emoção, fraternidade e resgate de raízes, que podem ser condensados na essência maior: o amor em família!

A todos, um cordial abraço!
Maurício Arruda

Atenção:
Pedimos aos que não receberam reprodução do documentário apresentado no II Encontrão Recife, que informem-nos através do email mauriciosantosarruda@yahoo.com.br ou mdarruda@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

rruda. Da família eu conheci a muitos anos atrás minha tias Magdalena e Dos Anjos, e o tio José que na época morava em Afogados. Meu pai morreu e nós perdemos o contato, hoje moro no Rio de Janeiro e gostaria muito de me comunicar com alguem da familia do meu pai. Meu imail é auxily@bol.com.br. Fico aguardando

Anônimo disse...

Ola! me chamo Claudia Campos de Arruda. Arruda por parte paterna. Antônio Arruda Neto. Era meu pai. Nascidos em Limoeiro. Viso encontrar parentes que não conheço. Grande abraço.