sábado, 4 de abril de 2009

04.04.2009 - “Anuário 2008” - Óbidos / Abdias de Arruda

Prezados familiares e amigos,

Levo ao conhecimento que o Jornal “O Liberal” está às quartas-feiras incluindo encarte com o título “Anuário 2008”. Na última, 01.04.2008, o fascículo abrangeu os municípios de Óbidos, Belterra, Juruti e Santarém.
No tocante a Óbidos, há menção ao Juiz Abdias de Arruda em parágrafo a seguir transcrito:

“Fato curioso, em 1932, quando o General Bertholdo Klinger levantou tropas de São Paulo, visando à reconstitucionalização do país. No Pará, os reflexos só foram sentidos em Óbidos e Belém.
Em Óbidos o ex-Promotor Demócrito Noronha foi designado pelo General Klinger para ser o Chefe Civil da Revolução. O Prefeito, Coronel Freire, foi preso; o Juiz Abdias de Arruda afastado de suas funções e os serviços judiciários foram suspensos”.


Apenas para efeito de desfecho, registramos que o Juiz Abdias de Arruda retomou suas funções após a capitulação dos revoltosos. Sugerimos aqui a leitura o livro “Os Dias Recurvos” (*), de Idelfonso Guimarães, como fonte de consulta sobra o tema, lamentavelmente esquecido na grade acadêmica das escolas, inclusive as paraenses...

Seguem em anexo: Imagens do Fórum “Abdias de Arruda”, em Óbidos; Foto da Justiça de Óbidos à época (Abdias de Arruda ao centro, sentado); Detalhe de despacho do magistrado.





(*) Caso queiram adquiri-lo: Editora Secult – PA, Coleção “Lendo os Municípios nº 3”. Existem livrarias na “Estação das Docas” e no “Parque da Residência”, conforme dados a seguir:
SECULT - SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - http://www.secult.pa.gov.br/
AVENIDA GOVERNADOR MAGALHAES BARATA 830 - SAO BRAS BELEM - Para
Telefone : (91) 4009-8700
Convidamos-lhes a visitar o site http://www.chupaosso.com.br/, (menu principal > patrimônio > museu contextual > Óbidos ontem e hoje, imagens digitalizadas), lá poderão encontrar acervo fotográfico/documental de época e atual. Observem que, apesar de publicado em 16.02.2008, continua sob contínua visitação, fato constatado pela seqüência de comentários.
Visitem, também, o blog http://www.arrudafamilia.blogspot.com/, um blog de muitas famílias. Cadastre-se como seguidor, envie matéria que julgar interessante para publicação.
Cordial abraço,
Maurício Arruda

Um comentário:

Unknown disse...

MENSAGEM DE NATAL À FAMÍLIA ARRUDA
ILUMINE SEU NATAL COM ESPERANÇA DE AMOR E DIAS MELHORES/ILUMINE SEU OLHAR COM CUMPRIMENTOS DE FELICIDADE E PAZ/ILUMINE SEUS DIAS PARA QUE ELES SEJAM LEMBRADOS NOS MELHORES MOMENTOS DE ALEGRIA/ILUMINE SUA FAMÍLIA PARA QUE NÃO ESQUEÇA QUE A BASE DE TUDO É O AMOR E A COMPREENSÃO/ILUMINE O SEU NATAL PARA QUE NÃO SEJA MAIS UMA DATA FESTIVA E SIM UMA ÉPOCA INESQUECÍVEL E ABENÇOADA POR DEUS.
BOAS FESTAS E UM ANO NOVO DE MUITA SAÚDE,PAZ, AMOR E PROSPERIDADE!!!
DE TODOS OS QUE FAZEM A FAMÍLIA ARRUDA-CAMPINA GRANDE/PB